segunda-feira, 5 de julho de 2010

ESCLARECIMENTOS

Caros amigos, peço desculpas, pois infelizmente, devido a grande quantidade de perguntas feitas em meu blog e do pouco tempo que tenho disponível, não posso responder individualmente a cada um de vocês.

Observo que as perguntas são sempre muito parecidas e por isso vou tentar esclarecer algumas dúvidas.

Atualmente, devido ao grande crescimento das empresas prestadoras de serviços essenciais, há uma grande desordem nos controles de pagamentos. O importante é saber que o consumidor não tem nada haver com isso.

Aconselho sempre que quando for feita uma cobrança indevida e o consumidor tenha os comprovantes, que o mesmo não se desespere.

O consumidor não tem que enviar fax para empresa alguma do comprovando de pagamento, porque a mesma tem que ter o controle dos mesmos.

Imagina, como se não bastasse o constrangimento de ser cobrado indevidamente, ainda ter que comprovar o pagamento devido a falta de organização de algumas empresas.

Quem não deve não teme. Se você honrou com os seus compromissos, possui o comprovante de pagamento e a empresa realiza cobranças indevidas, incluindo seu nome nos cadastros do SPC e do SERASA, é cabível indenização por danos morais.

Caso a cobrança seja realizada por alguma empresa que você nunca teve contato, também é cabível indenização por danos morais, cabendo a mesma comprovar a realização de algum tipo de contrato.

Há também aqueles casos em que fora realizado acordo, devidamente cumprido pelo consumidor e a empresa mantém o nome nos cadastros do SPC e do SERASA, também é cabível indenização por danos morais, pois a empresa não cumpriu com a parte que lhe cabia.

Espero ter esclarecido algumas dúvidas.

3 comentários:

  1. no caso do mes passado onde a Gisele conseguiu retira o nome do serasa com menos de 5 anos
    e para todos que estão na mesma situação?

    ResponderExcluir
  2. fiz um emprestimo a 7 anos atras na losango com cheques(12) paguei 3 e não consegui pagar o resto porem hoje estou com o nome limpo pois prescreveu as dividas e possuo novamente conta em banco e cartão de credito e estão me ligando dizendo ser da losango ameaçando que se eu não pagar irei para cartorio alegam que a divida é de 13000, e deixam por 1080,00 a vista ofereci 500,00 e não aceitaram o que devo fazer podem realmente me colocar no cartorio depois de tantos anos.
    agradeço e aguardo sua resposta DEUS te abençoe

    ResponderExcluir
  3. Dra Renata, Boa noite.
    Preciso tirar uma dúvida.
    Meu esposo entrou com uma açao judicial no juizado de pequenas causas contra um banco, onde ele adquiriu um veículo, ele pede que reveja as prestações, pois os valores estão um absurdo. Será que o banco pode negativar seu nome, mesmo ele estando sob júdice? o que fazer?
    Por favor, nos oriente.
    Atenciosamente,
    Lia Almeida

    ResponderExcluir